Charlatanismo e Folclore na Medicina Hiperbárica
Infelizmente, desde há muito tempo, a Medicina Hiperbárica tem sido instrumento de charlatanismo e espertezas de diversas categorias e até o folclore envolvendo Michael Jackson e uma câmara hiperbárica já foi amplamente explorado pela mídia e pseudo-doutores no assunto.
Pessoas que se apresentam como "especialistas", divulgam informações equivocadas, falsas ou mitificadoras e realizam "tratamentos" não reconhecidos pela comunidade científica desta área de atuação médica, iludindo e aproveitando-se da esperança e da boa-fé de quem busca ansiosamente uma alternativa para casos insolúveis ou uma solução mágica para as conseqüências normais do processo natural de envelhecimento.
A Medicina Hiperbárica é uma grande contribuição da ciência médica para ajudar pessoas que sofrem de doenças graves, refratárias aos tratamentos mais frequentemente indicados, exigindo do médico hiperbarista, uma atitude e um desempenho absolutamente comprometidos com a boa ética médica, com a verdade, com o esclarecimento das pessoas quanto às indicações corretas, os riscos e as limitações d esta opção terapêutica e com o bem estar e a expectativa de recuperação e cura dos pacientes.
" O conhecimento médico, não pertence a quem o exerce mas sim a quem dele necessita. "
"Por isso é fundamental exercê-lo com responsabilidade e critérios científicos."
Portanto, as síndromes neurológicas, sequelas decorrentes de anóxia de parto, paralisia cerebral, acidentes vasculares encefálicos isquêmicos ou hemorrágicos,assim como crianças e adultos com diagnóstico de autismo, ou com patologias neurológicas degenerativas, NÃO SÃO indicações para tratamento em câmaras hiperbáricas, porque não há base científica que apoie essas indicações e a experiência internacional demonstra resultados insatisfatórios. O mesmo princípio de NÃO INDICAÇÃO para tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica (O2HB) se aplica a sequelas de lesões na medula espinhal, a "celulites" estéticas (Lipodistrofia Ginóide) e rugas(Ritidose) , questões relacionadas com a pigmentação da pele, impotência sexual, esgotamento, estresse, neoplasias e déficits cognitivos ou intelectuais de qualquer tipo.
Geralmente o tratamento consiste em apenas, 1 (uma) sessão/dia, sendo poucos e muito específicos os casos em que estarão indicadas 2 (duas) ou no máximo 3 (três) sessões em 24h e ainda assim por tempo limitado.
Sempre que for divulgado tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica (O2HB), para essas condições clínicas patológicas,você estará diante do mais indisfarçável charlatanismo se quem anuncia for médico(a) ou do mais descarado curandeirismo, além do crime de exercício ilegal da medicina, caso quem anuncie for leigo.
Mais sobre Hiperbárica